quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A posição geográfica do Brasil



Plano de aula de Geografia
                                                             A posição geográfica do Brasil
Nível de ensino: ensino fundamental.

Série: 6°ano.

Objetivos a serem alcançados:

- Identificar a localização geográfica do Brasil no mapa mundi.

- Conhecer as dimensões do Brasil quanto ao tamanho do território, além das extremidades no sentido leste-oeste e norte-sul.

- Classificar os diferentes fusos horários que ocorrem no Brasil e entender que isso acontece em razão das dimensões continentais que o país possui.

- Analisar as principais formas de regionalização do território brasileiro e seus aspectos (naturais, econômicos, populacionais, climáticos etc.).

Conteúdo a ser ministrado:

- A localização de um país no espaço geográfico mundial.

- A posição geográfica planetária do Brasil.

- A dimensão territorial do Brasil.

- Fusos horários brasileiros / primeiro fuso / segundo fuso / terceiro fuso.

- Divisão regional.

- Regiões brasileiras.

- Os complexos regionais.

- Complexo regional da Amazônia.

- Complexo regional do Nordeste.

- Complexo regional do Centro-Sul.

Metodologia: observação de mapas das regiões brasileiras durante a aula expondo a localização das mesmas, além de relembrá-los sempre sobre quais são os Estados que as compõe. Análise de dados obtidos a partir de pesquisas sobre os aspectos particulares das regiões como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, economia, entre outros. Aula expositiva sobre o tema (cultura, culinária, economia etc.).

Recursos didáticos a serem utilizados: quadro, giz, internet para pesquisar no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informações oficiais sobre as regiões brasileiras, com destaque para as questões sociais, tais como desemprego, renda, violência, qualidade de vida e muitos outros.

Método de fixação: exercícios de fixação, leitura compartilhada dos textos do livro didático.

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